Visita de Estudo à ESTM e CETEMARES em Peniche

No passado dia 12 de junho de 2017, as turmas dos 6º ano de Arganil e Coja e do Curso Profissional Técnico Auxiliar de Saúde (10ºD) realizaram uma visita de estudo a Peniche. 

No período da manhã decorreu uma aula de campo no Portinho da Areia Norte, intitulada “A vida marinha na maré baixa” onde os alunos, de forma entusiasta, observaram e recolheram organismos marinhos na zona entre marés, nomeadamente, estrelas-do-mar, mexilhões, caranguejos, algas, anémonas, ouriços-do-mar, percebes, lapas, ofiurus e cracas.

 Depois do almoço na cantina da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), os alunos deslocaram-se para os laboratórios onde, com base num protocolo experimental, observaram à lupa binocular características dos organismos que tinham recolhido, identificando a zona litoral a que pertenciam. Tiveram ainda a oportunidade de observar algum do zooplâncton existente nesta zona, manipulando material de laboratório como pinças, caixas de petri, lupas e microscópios. De seguida, visitaram-se os laboratórios do Centro de Investigação da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (CETEMARES), onde se desenvolvem várias atividades de investigação no âmbito dos recursos marinhos e da sua sustentabilidade.

Testemunhos dos alunos do 10ºD:

 “ Gostamos imenso de sermos nós a recolher os seres vivos na praia e depois identificá-los em laboratórios tão bem equipados. É bem mais interessante estudá-los ao vivo do que em fotografias dos manuais escolares.”

“Aprendemos que as microalgas têm muitas aplicações. Uma que nos chamou a atenção foi a de poderem ser utilizadas na produção de antibióticos!”

“Foi interessante conhecer vários produtos alimentares produzidos a partir dos recursos marinhos: hambúrguer de pescado, pão d´algas, azeite e até um gelado artesanal enriquecido com algas. Aprendemos que os investigadores do CETEMARES desenvolvem atividades de investigação no sentido de promoverem a saúde das pessoas e ao mesmo tempo a sustentabilidade.”

“Não é todos os dias que visitamos uma instituição com laboratórios de excelência! Pudemos aqui observar algumas situações ligadas aos conteúdos que abordamos na disciplina de higiene, saúde e segurança no trabalho.”

Testemunhos dos alunos do 6º Ano:

 
"Regressámos a casa muito cansados, mas maravilhados com o que vimos e aprendemos. Foi uma viagem linda e cheia de aprendizagens." - Joana Duarte, 6º B.
 
"Foi muito interessante, aprendemos muitas coisas, aconselhamos a experiência" - Mariana Caldeira- 6º B.
 

" Eu apanhei uma estrela-do-mar, um caranguejo e muitas lapas e algas na Praia Portinho da Areia Norte" - Carolina Santos 6º B.

" A minha opinião sobre esta visita é que foi muito divertida e interessante, gostava de lá voltar para aprender mais. Francisca, 6º B.

" Na minha opinião, foi muito importante para desenvolver o espírito crítico" - Nádia Luís - 6º B.

Laboratórios da ESTM - 2

Laboratórios da ESTM - 1

Laboratórios do CETEMARES - 3

Laboratórios do CETEMARES - 2

 

Visita ao CETEMARES - Peniche

Colheita na P raia Portinho da Areia Norte

“A vida marinha na maré baixa”

 
 

"TUBARALHAS-ME! COMO PROTEGER OS OCEANOS COM PIPETAS E DENTES"

31 de Março – Laboratório de Ciências da EB Nº 2

No último dia da Semana da Leitura, decorreu, na EB Nº 2 de Arganil, a atividade que nasceu de uma parceria com o ISTM de Peniche, intitulada “Tubaralhas-me! Como proteger os Oceanos com Pipetas e Dentes” para todas as turmas do 6º Ano de Arganil e Côja, envolvidas no Projeto Ler+ Mar. 

A atividade teve início com uma apresentação em que foram desmistificados alguns preconceitos existentes no ser humano relativamente aos tubarões e em que se procurou mostrar como a poluição pode ser prejudicial para toda a fauna marinha. Desvendaram-se algumas curiosidades sobre estes animais, demonstrando que se trata de uma espécie a preservar.

Seguidamente, tiveram lugar atividades práticas de laboratório, em que os alunos tiveram oportunidade de mirar as mandíbulas de uma Tintureira e de um tubarão Anequim, cujos dentes se renovam inúmeras vezes ao longo da vida, um ovo de raia, um tubarão bebé e os olhos da mãe tubarão. Usaram a lupa binocular para observar as escamas dos tubarões. Foi-lhes, ainda, dada oportunidade de ver dissecar tubarões pata roxa, analisando, de perto, o seu interior: as ampolas de lorenzini, o intestino em espiral; o enorme fígado, os órgãos sexuais, as barbatanas…

Esta foi, indubitavelmente, uma aula de ciências diferente, que os alunos jamais irão esquecer.

TRABALHOS NO ÂMBITO DA LEITURA DA OBRA - ULISSES - de maria Alberta Menéres

 
DESFILE DE CARNAVAL
(Português e EVT/EV/Biblioteca Escolar)
 

 

                     ANO LETIVO 2015/2016

 

1º PRÉMIO DO CONCURSO LIVROS FALADOS

Vídeo das turma 4º A e 5º C

VER+ FOTOS

OS NOSSOS CONCURSOS

CONCURSO "Histórias da AJUDARIS"

[TEXTO SELECIONADO PARA INTEGRAR O LIVRO da Ajudaris]
 

CONCURSO "KIT DO MAR"

 

CONCURSO "LIVROS FALADOS - OS OCEANOS"

[ VENCEDORES na Modalidade Áudio]

 

SEMANA DA LEITURA

 

DIA 15/03 - Cerâmica Arganilense 

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Dia 16/03 - Cerâmica Arganilense 

  

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Desfile de Carnaval -  "Ponyo à Beira-Mar"

Este foi o nosso desfile de Carnaval com as personagens do filme.
Clica na imagem da Ponyo 

Música do Animé "Ponyo à Beira-Mar"

A Professora Susana Fonseca fez a música. 
Canta connosco!
 

CLICA NA PONYO   Ponyo on the Cliff.mp3 (3301929)     

PONYO À BEIRA-MAR

1-Ponyo Ponyo

Num rochedo à beira mar

tens muitos amigos

que te podem ajudar

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2- Ponyo Ponyo

Peixinho do mar

Tu és pequenina

E o mar queres salvar

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3- Agora de pé

Já salto para andar

Com as minhas pernas

Ninguém me vai parar

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4-Os meus pés saltam

Também o coração

Muito felizes

Os amigos estão

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5- Talvez goste de ti (i)

Talvez tu gostes de mim (im)

Abraça-me muito

Abraça-me forte

Leva-me contigo pelo mundo

Meu herói

 

Visita de Estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo e Navio-Museu Santo André

Visita de Estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo e Navio-Museu Santo André.

    

No dia 3 de fevereiro, as turmas do 5º Ano A, B e C da Escola Nº 2 de Arganil foram em visita de estudo ao Museu Marítimo de Ílhavo e ao Navio-Museu Santo André, no âmbito do Projeto LER+ MAR. Acompanhados das respetivas diretoras de turma e da coordenadora da Biblioteca Escolar, os alunos tiveram oportunidade de observar como era a faina dos pescadores do bacalhau nos mares da Gronelândia e da Terra Nova desde tempos muito recuados até época mais recente e puderam também observar bacalhaus ao vivo no Aquário dos Bacalhaus. Viram também como se extrai o sal marinho, nas salinas de Aveiro e todos os utensílios necessários e observaram os moliceiros, barquinhos utilizados para extrair o moliço da ria, com o qual se fertilizavam os campos.      

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Desfile de Carnaval

Este ano letivo, as turmas do 5º ano, integradas no Projeto Ler+ mar, decidiram fantasiar-se de motivos marinhos, com base nas leituras que têm realizado. Assim, tivemos “O Fundo do Mar”, “Capitães de Navio”, “Piratas”, “Pinguins” e personagens do Anime “Ponyo à Beira – Mar”. 

    

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RECEITAS MARAVILHOSAS 

 Inspiradas na obra A Menina do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen

Sorvete de Espuma  (Texto coletivo do 5º B)
Ingredientes:
0,5l de água
200g de espuma do mar
50g de areia fina
6 folhas de alga doce
Preparação:
Numa concha grande colocam-se a água, a areia fina e as folhas de alga doce, batendo muito bem com as tenazes do caranguejo. Seguidamente, envolve-se a espuma com cuidado, para não rebentarem as bolhas. Por fim, leva-se durante uma hora à gruta gelada e serve-se em búzios coloridos.

LER +

As turmas do 6ºº Ano da EB Nº 2 de Arganil e Côja encontram-se a desenvolver atividades no âmbito do Projeto LER+ Mar do Plano Nacional de Leitura. Esta página pretende divulgar essas atividades e os trabalhos realizados.

Luís Miguel Fonseca Alves é mestre em Biotecnologia Aplicada desde 2014. Atualmente, é investigador ao serviço do MARE-IPLeiria, desenvolvendo o seu trabalho no Cetemares, Centro de I&D, Formação e Divulgação do Conhecimento Marítimo, em Peniche. Com comunicações realizadas em congressos científicos, é também autor/coautor de vários artigos em revistas internacionais. O seu trabalho centra-se no estudo das consequências da poluição dos ecossistemas marinhos, focando-se nos efeitos que a contaminação provoca em tubarões.

AS VIAGENS DE ULISSES

OS AQUÁRIOS NAS BIBLIOTECAS

Desde o início do ano letivo que as turmas do projeto LER+ MAR têm o seu aquário na biloteca da escola! Durante um mês, cada uma das turma é responsável pela manutenção do aquário e pela alimentação dos peixinhos. No final do 6º ano, as turmas deixam o aquário como "Herança" às turmas de 5º ano. 

Alimentação dos peixes e verificação do PH da água